quinta-feira, 8 de março de 2012

Vaticano

Um dos dias da viagem à Roma foi dedicado a conhecer a menor nação do mundo, o Vaticano. Como a cidade fica lotada, nos dias de audiência (manhãs de quarta-feira), preferimos visitá-la em um dia e participar da audiência no outro dia.

O Vaticano é a cidade-estado, sede da Igreja Católica, governada pelo bispo de Roma, o Papa (Bento XVI). É considerada Patrimônio Mundial da UNESCO e, além de ser importantíssima para todo católico, é um lugar ótimo para visitar obras muito importantes da Renascência, como a Piettà e a Capela Sistina, de Michelângelo.

Museus do Vaticano
Os museus do Vaticano abrigam uma coleção de obras de arte colecionadas pelos Papas, ao longo dos séculos.

Os tickets para entrada aos Museus do Vaticano, inclusive à Capela Sistina, podem ser comprados com antecedência, pela internet.

Para chegar aos Museus do Vaticano, a partir da estação Termini, basta pegar a Linha A, do metrô, em direção à Battistini, e descer na estação Cipro. A entrada fica na Viale Vaticano, contornando os muros da cidade.




Pinacoteca
A Pinacoteca é uma galeria especial com um acervo incrível de pinturas desde a Idade Média até o século XIX, especialmente da Renascência, com obras de Rafael e Caravaggio.

A transfiguração, de Rafael
Localizado na sala VIII, da Pinacoteca, é considerada a última e uma das mais importantes obras de Rafael.



Pinacoteca, Sala VIII













A Deposição, de Caravaggio
Localizado na sala XII, da Pinacoteca, é uma das principais obras de Caravaggio.


Pinacoteca, Sala XII














Salas de Rafael
As salas (stanze) de Rafael formam um conjunto de 4 aposentos que foram decorados por Rafael, e seus auxiliares, entre o período de 1508 e 1524.

A Escola de Atenas, de Rafael
A principal obra de Rafael, está localizada em uma das salas (Sala da Segnatura). Essa sala foi utilizada pelo Papa, durante muito tempo, como biblioteca, onde ele assinava os decretos da corte eclesiástica. A obra representa a filosofia e possui os maiores expoentes dessa área (Platão e Aristósteles, no centro; Sócrates, à esquerda de verde, Ptolomeu, entre outros).



Capela Sistina
Capela, do Palácio Apostólico, que é a residência oficial do Papa. O teto e a parede do altar foram pintados por Michelangelo, durante cerca de 4 anos. Atualmente é o local onde se realiza o conclave (processo pelo qual um novo Papa é escolhido).

O teto é formado por um conjunto de painéis que retratam as principais histórias do Gênesis, em ordem da entrada ao altar: Deus Separando a Luz das Trevas, Deus Criando o Sol e a Lua, Deus Separando a Terra das Águas, A Criação de Adão, A Criação de Eva, O Pecado Original e a Explusão do Paraíso, O Sacrifício de Noé, O Dilúvio Universal. O painel mais conhecido é A Criação de Adão.



Basílica de São Pedro
Igreja mais importante da religião católica, recebe milhares de visitantes todos os anos. Seu interior é ricamente decorado com esculturas e pinturas, que chamam a atenção pela perfeição, especialmente as esculturas.

Sob o altar da basílica está enterrado São Pedro, um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, segundo o Novo Testamento, considerado o primeiro Papa. São Pedro, junto com São Paulo, foram os fundadores da igreja católica. Pedro viajou à Roma e evangelizou grande parte da população romana, sendo executado em 64 d.C., durante o reinado do imperador romano Nero. Sua crucificação foi feita de cabeça para baixo, à pedido de Nero, perto do Obelisco do Circo de Nero. Os restos mortais de Pedro foram enterrados fora do Circo, na Colina do Vaticano, com uma pedra vermelha em cima. Alguns anos mais tarde, foi construído um santuário nesse local e, muitos anos depois, a Basílica de São Pedro.

O acesso à Basília de São Pedro é gratuito. É possível subir a cúpula, porém, após uma subida de elevador, é necessário encarar mais 330 degraus. As vistas panorâmicas da cidade são lindas e permitem boas fotos.


A Piettà, de Michelângelo


Audiência Papal
Para chegar à Praça São Pedro, a partir da estação Termini, basta pegar a Linha A, do metrô, em direção à Battistini, e descer na estação Ottaviano - S. Pietro Musei Vaticani.

À noite fomos à igreja Santa Susanna pegar os bilhetes, que havíamos reservado com bastante antecedência, para audiência com o Papa. A igreja é super bonitinha, localizada na Via Venti Settembre, 15 (esquina da Via Venti Settembre e Largo Santa Susanna), e recebe os bilhetes para audiência de quarta-feira. Para conseguir um bilhete, você deve fazer a reserva pelo site da igreja e pegá-los na noite anterior à audiência papal. Aproveitamos para assistir uma missa que estava sendo realizada na igreja Santa Susanna e fizemos uma doação para igreja.


 Outra forma de conseguir bilhetes para a audiência é através do site da Prefeitura da Casa Pontíficia.

Durante o mês de janeiro, as audiências são realizadas no Paul VI Audience Hall, à esquerda da Basília de São Pedro.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...