quinta-feira, 22 de março de 2012

Nápoles

Um dos dias da viagem à Roma foi dedicado a conhecer o centro histórico de Nápoles e Pompéia.

Acordamos bem cedo e pegamos um trem, na estação Termini, em direção à Napoles (estação Napoli Centrale). Se você pegar um trem rápido, a viagem dura cerca de 1h30. Decidimos ir primeiro ao sítio arqueológico de Pompéia e depois visitar o centro histórico de Nápoles.

Pompéia
Junto à estação de trem Napoli Centrale fica a estação de metrô Napoli Piazza Garibaldi, de onde você pode pegar um trem, da linha Circumvesuviana, em direção à Sorrento e descer na estação Pompei Scavi Villa Misteri. O sítio arqueológico de Pompéia fica bem próximo à estação de trem.

Pompéia foi uma cidade do Império Romano destruída por uma grande erupção do vulcão Vesúvio, em 79 d.C. Como a cidade ficou enterrada sob as cinzas do vulcão até 1749 e depois foi mantida como sítio arqueológico, é possível andar pelas ruas da vila e ver como eles viviam naquela época. As ruínas de Pompéia foram declaradas Patrimônio Mundial da UNESCO e valem a visita. Como a área é muito grande (44 hectares), você deve planejar sua visita antes de ir para que possa aproveitar o máximo o tempo lá (mapa da vila [1] [2]). Sugiro uma visita de meio dia (manhã ou tarde), com entrada pela Porta Marina (próximo à estação de trem), passando pelas regiões VIII (Basílica e Edifícios de Administração Pública), VII (Templo de Apolo, Fórum, Macellum e Termas do Fórum), VI (Casa do Fauno), VII (Panificadora e Bordel) e I (Teatro Grande, Teatro Pequeno e Templo de Iside).



Centro Histórico de Nápoles
Depois da visita à Pompéia, estávamos exaustos de tanto andar. De qualquer forma, pegamos o trem de volta ao centro de Nápoles e almoçamos na estação de trem.

Ao sair da estação levamos um susto, pois existiam muitos camelôs (africanos com aquelas roupas típicas que parecem vestidos coloridos) vendendo os mais diversos badulaques. Fomos andando em direção à Porta Capuana, onde passa o ônibus City Sightseeing e nosso susto foi maior ao andar em ruas (como a Carriera Grande) com diversos cortiços com roupas penduradas entre os prédios e com muito lixo jogado no chão. Confesso que quase chegamos a desistir de conhecer o centro histórico depois de tamanho susto.


Como o centro histórico de Nápoles é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO e já haviamos comprado o ônibus City Sightseeing Napoli, decidimos continuar. O ônibus demora muito para chegar e acabamos perdendo muito tempo.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...