quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Veneza

Como a estadia na cidade de Veneza é muito cara e vimos, durante o mês de dezembro/08, muitas notícias das enchentes na cidade (fenômeno conhecido como água alta), preferimos fazer uma passagem por Veneza, ao invés de pernoitar na cidade. Hoje me arrependo de não ter ficado mais tempo nessa cidade tão encantadora e fascinante (sugiro 2 dias inteiros).

Ainda em Florença, acordamos bem cedinho e pegamos o trem, na estação, em direção à Veneza. Pegue um trem para a estação Venezia Santa Lucia, que fica no centro histórico de Veneza, pois a outra estação (Mestre) fica longe da área turística e é necessário pegar um ônibus. A viagem de Florença a Veneza é de longa distância (cerca de 3h), mas bastante tranquila.

A cidade é lindíssima e só é possível percorrer o centro histórico à pé (sim, é possível andar pelas ilhas do centro histórico à pé) ou de vaporetto e, claro, gôndola. Considerada Patrimônio Mundial da UNESCO, possui uma riquíssima história e muitas surpresas em cada beco ou ponte.

Compramos um mapa da cidade, na estação de trem e percorremos o centro histórico à pé. Começamos atravessando a Ponte Degli Scalzi e andando pelos becos e pontes das regiões de Santa Croce e Dorsoduro, em direção à Praça São Marcos (apenas duas pontes ligam a região de San Marco: Ponte Dell'Academia e Ponte di Rialto).

Após passar por diversas igrejas e cantinhos de ruas encantadoras, antes de atravessar uma ponte, deixei minha câmera cair no chão. A câmera quase caiu dentro do canal! Se tivesse caído no canal, eu teria perdido todas as fotos da viagem. Peguei a câmera do chão e percebi que a lente havia quebrado e que não era mais possível utilizá-la. Entrei em desespero, pois era um domingo e não tinha nenhuma loja aberta para que eu pudesse comprar uma câmera nova. Além disso, o celular que levamos era muito ruim e não tirava fotos com qualidade. Meu marido me confortou e continuamos andando até a Praça São Marcos. Sem a câmera, aproveitamos para registrar em nossa memória cada cantinho de Veneza.

Na Praça São Marcos, ficamos encantados com a beleza da basílica e do campanário (torre). Meu marido, muito espertamente, viu um camelô vendendo câmeras descartáveis (de filme) e comprou uma. Quem viveu a era das fotos de filme sabe que só se deve tirar fotos muito bem pensadas e com muito cuidado. Tiramos algumas fotos, curtimos a paisagem, sem a pressão de registrar aquele momento.

Aproveitamos todo o dia em Veneza e, no início da noite, pegamos um trem de alta velocidade para Roma, estação Termini. A viagem dura cerca de 4 horas e é bastante cansativa. Chegamos em Roma quase madrugada e, muito cansados, pegamos um táxi direto para o hotel.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...