quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Roma

Roma é uma cidade com muitos pontos histórico e turísticos próximos, sendo possível visitá-los à pé. A cada esquina você encontra muita história e ótimas oportunidades de fotos. Nos 5 dias que ficamos nessa encantadora cidade pudemos conhecer boa parte dos pontos turísticos. A seguir detalho o roteiro que fiz com meu marido durante o inverno europeu de 2009.

Dia 1
Chegamos em Roma na madrugada do dia anterior, quando viajamos de Veneza para Roma, em um trem de alta velocidade. A viagem durou cerca de 4 horas e foi bastante cansativa, por isso, desmaiamos na cama ao chegar no hotel.

No primeiro dia, em Roma, saímos para andar pelos arredores do hotel e conhecer as praças e pontos turísticos mais conhecidos (deixamos o Coliseu para outro dia) (veja rota no Google Maps).

Começamos a visita pela belíssima Fontana di Trevi, uma das fontes mais bonitas do mundo. A construção é fabulosa e cheia de turistas, por isso, você terá muita dificuldade para tirar uma foto da fonte inteira, principalmente sem pessoas. Não se esqueça de levar uma moeda para jogar na fonte: se vire de costas para a fonte e jogue a moeda por cima dos ombros. Dizem que seu retorno à Roma é garantido, como ensinado no filme A Fonte dos Desejos (Three Coins in the Fountain)! Como adorei a cidade e quero voltar em outras oportunidades, não deixei de jogar minha moedinha de 1 real (pra sacanear pivetes que caçam as moedas jogadas)!



Depois fomos à Piazza Colonna ver a Coluna de Marco Aurélio, uma enorme coluna (29,5m) com entalhes da carreira militar desse imperador romano. No caminho para o Panteão, passamos por uma praça onde estava sendo gravado um filme de época. Foi muito legal ver aquelas pessoas vestidas com roupas medievais andando pelas ruas de Roma.



O Panteão (Panteão de Agripa) foi construído em 118-125 d.C., sendo a única construção da época greco-romana que se mantém em perfeito estado de conservação nos dias de hoje. A construção conta com um orifício (óculo) no centro do domo que serve como sustentação à estrutura, bem como fornece luz ao ambiente. Outro destaque são as portas de broze que, apesar de serem originais, foram totalmente remodeladas durante o papado de Pio IV (1653). Outro destaque é o singelo túmulo de pedra do pintor renascentista Rafael que está localizado no interior do Panteão. No mesmo estilo das baianas do pelourinho, você encontra diversos homens vestidos de gladiador em frente ao Panteão. Se você quiser tirar uma foto com eles, prepare-se para gastar alguns euros.



Depois fomos à Piazza Navona ver a Fonte dos Quatro Rios (Fontana dei Quattro Fiume). A embaixada brasileira, na Itália, fica no Palazzo Pamphilj, localizado na praça.

Logo após, fomos ao Campo de' Fiori ("campo de flores"). No centro da praça, você vê uma estátua em homenagem à Giordano Bruno, queimado vivo naquele local, durante a Inquisição (1600). Interessante a ironia dos bares locais que possuem diversos fogareiros e nomes que lembram fogueira e foto.



Depois de almoçar uma bela lasanha, pegamos um ônibus em direção ao Estádio Olímpico de Roma, estádio da final da Copa de 1990 (Argentina 0 x 1 Alemanha). Incrível, mas no país que ama o futebol tanto quanto o Brasil, descobrimos que não era possível visitar um estádio de final de Copa!


Dia 2 e 3
No segundo dia em Roma, fomos visitar a cidade do Vaticano e seus pontos turísticos. No terceiro dia fomos à audiência com o Papa (missa). Os detalhes desses dias serão detalhados no próximo post.

Dia 4
No quarto dia em Roma, fomos de manhã à audiência com o Papa e, depois do almoço, fizemos a visita ao Coliseu e aos Foruns Imperias.

Ainda no Brasil, compramos o passeio Private Tour: Imperial Rome Art History Walking Tour, da Viator. Um passeio que, apesar de caro, vale muito à pena. A área em que se encontra o Coliseu e os Fóruns Imperiais é uma área arqueológica muito grande e rica. Você pode fazer um passeio sozinho por toda essa área, mas um guia pode lhe oferecer informações que sozinho você não terá.

Encontramos com nosso guia, um estudante italiano (doutorando em história), no Arco do Constantino, em frente ao Coliseu. Quando reservamos o passeio indicamos que adorávamos artes e esportes e nosso guia veio com muitas informações sobre esses tópicos específicos.


Nosso guia já estava com as entradas compradas e nos levou para à entrada do Coliseu (72 d.C - 80 d.C), conhecido como Anfiteatro Flaviano. Essa construção foi palco de diversão garantida (circo, da política pão e circo), durante a época dos imperadores romanos, especialmente até 523 d.C., quando gladiadores e animais selvagens jogavam o verdadeiro Vale Tudo. A arquitetura do Coliseu serviu de inspiração para construção de diversos estádios. É considerado uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo Moderno e, junto com outras construções de Roma, é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO.


Depois de visitar o Coliseu, fomos ao Monte Palatino, área do Fórum Romano e dos Fóruns Imperiais, localizada em frente ao lado do Coliseu. Com as entradas em mãos, partimos para a entrada do Fórum Romano e tivemos uma aula de história. Como é uma área com construções em ruínas, resultado de diversos terremotos, saques e remodelagens ou construções que ocorreram durante os séculos, é muito difícil enxergar ou mesmo entender o que existia nessa área. Um site legal que monta imagens 3D é o Digital Roman Forum.



Dia 5
No quinto dia em Roma, fomos à Nápole, visitar Pompéia, que será detalhado em um próximo post.

Dia 6
Nesse dia, viajamos de volta à São Paulo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...