sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Pisa

Um dos dias da viagem à Florença foi dedicado à Pisa, considerada, desde 1987, Patrimônio Mundial da UNESCO.

Acordamos bem cedinho e pegamos o trem em direção à Pisa. A viagem é bem rápida (cerca de 1h) e o trem é confortável. Chegando em Pisa, fomos à pé, da estação até a Piazza dei Miracoli (ou Piazza del Duomo), aproveitando para conhecer diversos pontos dessa encantadora cidade.

O Rio Arno corta a cidade em dois bairros: Tramontana (ao norte do rio) e Mezzogiorno (ao sul do rio). O centro de Pisa está localizado na parte sul e a estação de trem (Pisa Centrale) está localizado na parte norte. Como a cidade é muito pequena, basta pegar um mapa, na central de informações da estação de trem, e caminhar pela cidade até o centro antigo, a partir da Piazza della Stazione até a Piazza dei Miracoli (rota no Google Maps).

Ao atravessar o Rio Arno, aproveite para tirar fotos, pois a paisagem é muito bonita. A cidade parece bem segura, porém, tome cuidado nas muralhas da Piazza dei Miracole, onde ficam muitas pessoas vendendo objetos de origem duvidosa (relógios e pulseiras de "ouro").

A Piazza dei Miracoli é composta de quatro obras-primas da arquitetura: a catedral, o bastistério, a torre (campanário) e o cemitério. A torre (campanário) é bastante torta e se tem muita dificuldade de tirar uma foto que mostre a inclinação, pois nosso cérebro nos força a ajustar a imagem. Se você tiver um bom condicionamento físico, é possível subir na torre (são 300 degraus até o topo). Você pode comprar o ticket antecipadamente online.


As quatro construções formam um conjunto muito harmônico e bonito.


A empresa City Sightseeing possui um roteiro em Pisa, mas não acho que vale a pena, pois a cidade é muito pequena e permite que você a expore à pé.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...