quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Florença

A Itália é um país encantador com muitas cidades de grande beleza. Aproveite para degustar a culinária italiana em maravilhosos restaurantes e beber muito vinho. Devido nossa ascendência italiana, essa foi a parte da viagem em que nos alimentamos melhor (muita pasta, pizza e sorvete). Com certeza ganhamos alguns kilinhos extra, que foram devidamente queimados com muita caminhada.

No geral, as cidades italianas são bem seguras, mas não se esqueça de proteger bem seus pertences (em um restaurante, nunca deixe a bolsa no chão ou solta na cadeira, nada diferente do que já fazemos no Brasil).

Se o dinheiro estiver apertado, compre pães, queijos, presunto de Parma, muzzarela de Búfala e vinho em qualquer mercado e faça um jantar especial no quarto do hotel. Os mercados oferecem uma variedade muito grande de vinhos italianos a preços muito convidativos (vinhos bons por EUR 5).

Florença é a maior cidade da região da Toscana, na Itália, sendo considerada o berço do Renascimento italiano. Suas igrejas, museus e ruas contam com obras de diversos artistas desse período (Michelangelo, Leonardo da Vinci, Giotto, Botticelli, Donatello). Considerada uma das cidades mais bonitas do mundo, com ruas medievais encantadoras e arquitetura clássica (quase todas as igrejas são cobertas de mármore italiano). Florença foi governada, do século XV ao século XVIII,  pelos Médici, famosa família patrona das artes.

Além de berço do nascimento de muitos artistas renomados, Florença é berço do calcio, uma espécie de futebol antigo que se assemelha ao rugby.

A seguir, detalho o roteiro que realizei com meu marido na cidade de Florença durante o inverno europeu de 2009.

Dia 1
No primeiro dia, viajamos de Barcelona para Florença, em um vôo da Alitália. No aeroporto de Florença (FLR), pegamos um ônibus (Volainbus) para o centro de Florença. O transporte é muito utilizado por turistas, por isso, foi muito tranquilo.

Apesar de ficar localizado em um prédio antiguíssimo (o elevador era daqueles com porta de ferro em sanfona que você precisa fechar a porta para que o elevador funcione), nosso hotel (Hotel Angelica) foi uma grata surpresa. Além de ser muito bem localizado, o hotel tinha ares de pousada. Fomos super bem recepcionados pelos donos e ficamos em um quarto muito bonito.

Aproveitamos o dia para andar pela cidade, nos pontos turísticos, que são facilmente alcançados a pé. Montei um mapa no Google Maps com uma rota para os pontos turísticos mais importantes.

Santa Maria del Fiore (Duomo)
O Duomo fica no centro histórico de Florença, considerado Patrimônio Mundial da UNESCO. A belíssima catedral é uma das obras mais importantes da História da Arquitetura, especialmente pela obra da cúpula da catedral, de Brunelleschi, conhecida como Duomo, finalizada em 1434. 






Galleria degli Uffizi
A Galleria degli Uffizi é um dos museus com maior coleção de arte renascentista italiana do mundo. As salas do museu são organizadas por artista (Leonardo Da Vinci, Rafael, Botticelli, Michelangelo, Tiziano), tendo uma das obra mais importante (ou mais reconhecida) de todo mundo: "O Nascimento de Vênus", de Botticelli. 

Você pode explorar as obras da Galleria degli Uffizi através do Google Art Project.



O Nascimento de Vênus, de Botticelli
A famosa pintura, de 1,72m x 2,78m, retrata o nascimento de Vênus, a deusa da beleza (conhecida pelos romanos como Vênus, e pelos gregos como Afrodite). A deusa retratada no quadro de Botticelli representa o ideal de beleza clássica da Renascença. Ficamos alguns minutos contemplando a beleza do quadro. Chamou-me atenção a leveza da roupa da ninfa que caminha para receber a deusa.


Galleria dell'Academia
Outro museu interessante é a Galeria da Academia de Belas Artes (Galleria dell'Academia) que possui em seu acerto a escultura de David, de Michelangelo.

Piazza della Signoria
É a praça mais conhecida de Florença, com muitas esculturas de famosos artistas italianos.




Ponte Vecchio
Ponte medieval utilizada para passagem no Rio Arno.




Palácio Pitti
Outro lugar interessante é o Palácio Pitti, que possui o jardim de Bóboli, uma imensa área verde, com jardins magníficos. O palácio foi a antiga residência da família Médici

Piazzale Michelangelo
A praça fica um pouco afastada dos pontos turísticos, mas vale a pena pelas boas oportunidades de fotos da cidade. Aproveite o final de tarde para ver o pôr-do-sol.





Dia 2
No segundo dia em Florença, fomos à Pisa, ponto turístico reconhecidíssimo e que será detalhado no próximo post.

Dia 3
Nesse dia, viajamos de Florença para Veneza.

Para ter mais informações sobre Florença, acesse Wikipedia ou o Wikitravel de Florença.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...