quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Barcelona

Barcelona é a segunda maior cidade da Espanha, sendo considerada capital da Catalunha (comunidade autônoma na Espanha). É uma cidade que mistura muito bem o medieval, de suas ruas do Bairro Gótico, com o moderno da arquitetura de Gaudí. É interessante observar que muitos lugares possuem placas em espanhol e catalão, uma mistura de espanhol e francês.

A seguir, detalho o roteiro que realizei com meu marido na cidade de Barcelona durante o inverno europeu de 2009.

Dia 1
Nossa primeira impressão de Barcelona não foi boa, pois meu marido teve a carteira roubada logo que chegamos na cidade. Fizemos o trajeto Madrid - Barcelona de trem e, ao chegar à cidade, pegamos o metro para o centro, onde ficava nosso hotel. Na plataforma do metrô, ao entrar no vagão, teve um empurra-empurra e meu marido teve a carteira roubada por batedores de carteira. Como bons paulistanos, estávamos com boa parte do dinheiro e cartões de débito/crédito escondidos (naquelas carteiras que guardamos embaixo da roupa), mas a carteira do meu marido tinha o RG e o cartão de crédito dele, além de algumas notas de euro e reais. Quando percebemos o roubo, ficamos bastante desorientados e sem saber o que fazer, já que o cartão de crédito dele poderia ser utilizado. Por isso, descemos na primeira estação e procuramos um orelhão para ligar para nossos pais (sempre deixamos os números dos cartões e telefone do gerente do nosso banco com nossos pais). Perdemos bastante tempo tentando fazer uma ligação 0800 para o Brasil (nos orelhões) e acabamos procurando uma lan house para ligar para casa. Minha sogra conseguiu ligar no banco e bloquear o cartão de crédito. Fomos até o hotel fazer o check-in e deixar as malas e depois fomos à uma delegacia fazer um BO, já que o RG do meu marido tinha sido roubado. Perdemos praticamente a tarde e a noite inteiras. O mais cômico foi tentar explicar pro policial o que tinha acontecido. Claro que tivemos que gastar nosso portunhol!

Dia 2
Passado o primeiro susto, visitamos os lugares mais próximos do hotel (La Rambla e o Bairro Gótico), que estavam planejados para o primeiro dia. Depois do almoço visitamos a Sagrada Família, a Casa Milà (La Pedrera) e a Casa Batló. Ao final do dia percebemos que a cidade é muito bonita, apesar da grande quantidade de mendigos e desocupados nas ruas.

La Rambla
Começa na Praça Catalunha e vai até o antigo porto. É um calçadão com floriculturas e restaurantes, onde diversos artistas fazem suas apresentações (mímicos, músicos, pintores). Um destaque é a Boqueria, um mercado lindíssimo que vende queijos, frutas, flores e vinhos.



Bairro Gótico
Próximo à La Rambla, fica o Bairro Gótico. Dedique um tempo para caminhar nesse encantador bairro (exceto à noite). É impossível não se sentir perseguido por cavaleiros medievais ao caminhar pelas estreitas ruas desse bairro. Não deixe de visitar a Catedral de Barcelona, uma catedral no estilo gótico muito bonita.


Sagrada Família
Templo católico desenhado por Antoni Gaudí, iniciado em 1882 e com previsão de término em 2020 (em 2010 o interior da igreja foi terminado e uma cerimônia foi realizada pelo papa Bento). É considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, desde 2005, junto com outras obras de Gaudí.
Para chegar à Sagrada Família, pegue o metrô até linha 5 (L5), em direção a Vall d'Hebron, e desça na estação Sagrada Família (mapa do metrô).

A igreja dá a dimensão da genialidade de Gaudí como artista, sendo considerado cartão postal de Barcelona. No wikipedia é possível ter informações detalhadas da história e construção da Sagrada Família.


Não deixe de subir na torre (são muitos degraus, mas vale a pena) e aproveitar as ótimas oportunidades para tirar maravilhosas fotos da cidade e detalhes da igreja.



Casa Milà (La Pedrera) e Casa Batló
La Pedrera é um edifício com diversos apartamentos, construído por Gaudí. Situada na Rua Passeig de Gràcia, número 92, é possível visitá-la a pé, a partir da Sagrada Família. Na mesma rua, número 43, fica a Casa Batló, um edifício reformado por Gaudí. Você pode analisar as distâncias através da seguinte rota que desenhei no Google Maps: rota. A Casa Milà e a Casa Batló, junto com outras outras de Gaudí, são considerados Patrimônio Mundial da UNESCO.



Dia 3
Logo cedo fomos visitar o estádio do Barcelona, Camp Nou, onde assitiríamos, à noite, um jogo de futebol (Barcelona x Atlético de Madrid). O estádio e o jogo serão explorados pelo meu marido em um próximo post. Depois do almoço, visitamos o Montjüic e o Parque Güell.

Montjüic
É um pequeno monte situado junto ao porto, onde estão boa parte das instalações das Olimpíadas de Verão de 1992. É possível visitar o Estádio Olímpico Lluis Companys, onde foi realizada a abertura e encerramento das olimpíadas, e o Palácio Sant Jordi, onde nossa seleção de volei masculino ganhou uma medalha de ouro.

Para chegar ao Montjüic, pegue o metrô até a linha 3 (L3 - Zona Universitária/Trinitat Nova), em direção a Zona Universitária, e desça na estação Paral-lel. Na estação, pegue o Funicular de Montjuïc (mapa do metrô).

Parque Güell
O Parc Güell, em catalão, é um grande parque com diversas obras de Gaudí. Compõe, junto com a Sagrada Família, um conjunto de obras considerados Patrimônio Mundial da UNESCO, desde 1984.

Algumas obras como o Pavilhão da Entrada e o Dragão da Escadaria são cartões postais da cidade. Próximo ao parque é possível comprar esculturas que reproduzem as obras de Gaudí. Eu não pude deixar de comprar um touro enfeitado com ladrilhos como as esculturas de Gaudí (eu queria comprar o lagarto, mas meu marido me convenceu a comprar o touro).




Para chegar ao Parc Güell, pegue o metrô até a linha 3 (L3 - Zona Universitária/Trinitat Nova), em direção a Trinitat Nova, e desça na estação Vallcarca. Da estação até o parque é uma caminhada considerável, bastando seguir as placas de sinalização (mapa do metrô). Desenhei uma rota no Google Maps para que você possa analisar o caminho: rota.

Dia 4
Nesse dia, viajamos de Barcelona para Florença.

Para ter mais informações sobre Barcelona, acesse Wikipedia ou o Wikitravel de Barcelona.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...